Projeto Produtor de Água - Projeto Perobas

Nos últimos anos o Rio São Francisco vem sofrendo com a degradação ambiental.O mesmo ocorre com seus afluentes, quando observado as condições ambientais das sub-bacias hidrográficas localizadas na região do Alto São Francisco – CBH/SF1, em especial da sub-bacia hidrográfica de abastecimento público do Córrego Perobas, importante manancial de água para a cidade de Doresópolis/MG e propriedades rurais.

Com uma população de 1.440 habitantes de acordo com o IBGE 2010, Doresópolis é uma das menores cidades do Estado de Minas Gerais (região centro-oeste). Sendo o rio São Francisco o principal curso de agua que corta o município e a paisagem da região desenvolve-se um relevo cárstico típico que é caracterizado pela presença de drenagens predominantemente subterrâneas e aspecto ruiniforme de maciços calcários formando paredões, cavernamentos diversos, dolinas, sumidouros e cânions.

                Apesar da riqueza e importância ambiental da região, além das águas do córrego Perobas e São Francisco serem utilizadas como principal fonte para abastecimento público dos moradores da sede municipal de Doresópolis e região, a falta de cuidado e consciência contribui significativamente com a degradação da qualidade ambiental dos recursos hídricos.

                Com isso, o projeto Perobas surgiu da necessidade de se unir esforços de entidades do poder público e da sociedade civil visando melhorar as condições ambientais dos principais mananciais de águas que abastecem a sede do município de Doresópolis e Propriedades Rurais da bacia.

O Projeto Perobas encontra-se em fase inicial de implantação, portanto, devido/graças a contribuição/apoio dos Parceiros,algumas ações de preservação e revitalização já vem sendo desenvolvidas, como: Mobilização,  Educação Ambiental e Capacitação, proteção e recuperação da cobertura vegetal de APP’s e Reservas Florestais; construção de Terraços e Barraginhas; readequação de Estradas Rurais, bem como a promoção do Pagamento por Serviços Ambientais nos termos  do Programa Produtor de Água.

 

Resumo (Objetivos): Promover a melhoria da qualidade ambiental da bacia hidrográfica do Córrego Perobas, localizada na região do Alto São Francisco – SF1, através do desenvolvimento de ações de conservação de solo e água, recuperação e proteção de áreas de preservação permanente e reservas florestais, revitalização do sistema de coleta e tratamento de esgoto e implantação do Pagamento pelos Serviços Ambientais – PSA no âmbito do Programa Produtor de Água.

 

 Parceiros:

  • 1 - Prefeitura Municipal de Doresópolis - MG

  • 2 - Câmara de Vereadores de Doresópolis - MG

  • 3 - Agência Nacional de Águas – ANA

  • 4 - Instituto Estadual de Florestas – IEF

  • 5 - Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM

  • 6 - Ministério Público Estadual – MPE/MG

  • 7 - Polícia Ambiental – PMMG

  • 8 - Imerys do Brasil – Unidade Doresópolis

  • 9 - Associação Regional de Proteção Ambiental - ARPA

  • 10 - Associação dos Produtores Rurais de Doresópolis

  • 11 - Comitê de Bacia do Rio São Francisco CBH – SF1

  • 12 - ONG/Nordesta Educação e Reflorestamento

  • 13 - Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais - FAEMG

  • 14 - Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA-EMATER/MG)

                                         Área de intervenção/ação  já implantada (mapa acima)

Construção de 260 barraginhas; 10.000 metros de terraços em nível; readequação de 12 km de estradas rurais; construção de 3.000 metros de cercas; plantio de 2500 mudas de espécies nativas; realização de 02 cursos de capacitação/SENAR (Proteção de Nascentes e Recuperação de Áreas Degradadas)

(37) 3355-1500

Praça Tiradentes 29, Doresópolis - MG, 37926-000