CORONAVÍRUS E A ABORDAGEM MUNICIPAL

Doresópolis segue adotando medidas de controle a disseminação do vírus e da infecção COVID-19.

O Coronavírus se tornou rapidamente uma pandemia. Assim como em outros países, o Brasil tem enfrentado a rápida disseminação do vírus, que tem por consequência a infecção COVID-19, que pode levar indivíduos a desenvolver a Síndrome Respiratória Aguda Severa (SARS). Medidas têm sido adotadas nas três esferas de poder, sendo elas federal, estaduais e municipais.

Em nosso município não foi diferente. Na terça-feira dia 17 de março de 2020, foi publicado pela Administração Municipal o Decreto 1659/2020, que declara SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE PÚBLICA no município, funda o Comitê Gestor do Coronavírus (formado pelos Secretários (as) Municipais, Diretores dos Departamentos e Secretarias) e a Comissão Específica para Enfrentamento a COVID-19 (formada por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde). Ademais, o referido Decreto dispõe da suspensão de atividades que possam favorecer a disseminação do vírus através da aglomeração de pessoas, fortalecendo a necessidade de isolamento social. Por fim, ele trata de outros trâmites associados ao Coronavírus, como as mudanças na dispensa de licitação que dispõe o Art. 4° da Lei Federal 13.979/2020.

Ainda, a Secretaria Municipal de Saúde, atendendo ao Decreto citado, publicou a Portaria 013/2020, que redefine o funcionamento da Atenção Primária e o Controle, Regulação e Avaliação no município, a fim de reduzir a exposição de munícipes e profissionais ao risco de contágio pelo Coronavírus.

Cabe ressaltar que as adaptações não pararam por aí. Em reunião com a Comissão Específica, a Administração 2017/2020 emitiu um comunicado informando que será publicado um novo Decreto, considerando as orientações feitas pela Portaria Ministerial 454/2020 e do Decreto Estadual que declara Calamidade Pública decorrente do Coronavírus, em relação a quais ações tomar nos estabelecimentos públicos e privados. De qualquer forma, a Administração e a Secretaria ressaltam a importância do isolamento social.

Ademais, os membros da Comissão Específica estão trabalhando no horário convencional e de plantão fora dele, para continuar a gestão dos processos e da prevenção a COVID-19. A Secretária Municipal de Saúde, junto dos Médicos, Enfermeiros e Apoiador, estão em contato através de redes sociais, e de forma "home office", estão elaborando materiais e comunicados orientadores a população. Após a publicação do novo decreto, será também publicada uma Portaria da Secretaria Municipal de Saúde que definirá um Plano de Contingência para Enfrentamento ao Coronavírus (que está sendo discutido e desenvolvido pelos profissionais da Comissão Específica nesse final de semana) e já na segunda-feira, será disposto para conhecimento da população.

Por fim, a Secretaria montou grupos no WhatsApp para orientar grupos que estão expostos a um risco maior, como idosos, portadores de comorbidades e os queijeiros. Nesses grupos, especialmente os viajantes queijeiros, são orientados quanto os procedimentos relacionados ao Coronavírus e acompanhados pelos membros da Comissão Específica, com a oferta de atendimento de psicologia online, objetivando a contenção e disseminação do vírus e da infecção.

Por conseguinte, salientamos também que nosso município é um dos poucos que possui EPI de prevenção ao Coronavírus para os profissionais e para possíveis casos suspeitos de usuários. A Prefeitura Municipal de Doresópolis e a Secretaria Municipal de Saúde estão destinando seus recursos para estas aquisições.

Estamos trabalhando por vocês! Portanto, fiquem em casa por nós. Abaixo estão as legislações publicadas pela Prefeitura e pela Secretaria Municipal de Saúde. Manteremos os cidadãos informados.