
PREFEITURA MUNICIPAL DE DORESÓPOLIS
ADMINISTRAÇÃO 2021/2024
Doresópolis é um dos municípios pioneiros na implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) na microrregião de Piumhi/MG
Sistema armazena online as informações relacionadas aos pacientes.
Desde consultas médicas, a até realização de procedimentos como a aferição de pressão, são lançados no sistema, caminhando para uma realidade em que futuramente o prontuário de papel não será utilizado. Na microrregião de Piumhi, assim como Doresópolis, outros municípios já realizaram a implantação. Em Doresópolis, ela foi assessorada pela Assessoria de Gestão em Saúde (AGS). O processo de implantação iniciou-se em Novembro, com o recadastramento da população no município, e em seguida, para conseguir manter a estabilidade da rede, a Secretaria reformulou seu sistema de internet por meio de um cabeamento estruturado e aquisição de computadores e tablets para os profissionais dos setores que se relacionam ao sistema. Por fim, no mês de Fevereiro, nos dias 08, 12, 13 e 14, os profissionais foram submetidos a uma capacitação para uso do PEC, visto que ele se revelou como algo inovador e novo para cada um deles. Após quatro dias de treinamento teórico e prático, a AGS, por meio de seus profissionais, vieram até o município para realizar a troca do banco de dados, e reaplicar a técnica de uso. Médicos, Enfermeiros, Agentes de Saúde, Dentistas e demais profissionais locados na Secretaria Municipal de Saúde já estão usando o sistema.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde Rosângela Aparecida Terra e Guerra, “ Mais do que economia, o sistema traz a chegada de uma nova era, em que a qualidade dos serviços ofertados ao paciente é avaliada com ainda mais precisão. A dinamização dos processos de trabalho por meio deste é notável, e é fato que haverão dificuldades no início de seu uso, porém, elas só são rompidas através da utilização do mesmo ao longo do cotidiano das atividades profissionais por meio dele. Não é apenas uma troca de banco de dados que efetuamos, é um passo para a oferta de serviços de qualidade e principalmente veracidade, afinal, nosso objetivo não é só “estar” no SUS, mas sim, participar de forma protagonista da construção de sua história, e essa implantação nos aproxima deste objetivo”.